13 Filmes
Casas mal-assombradas
Dando continuidade à seção 13 FILMES, 12 convidados especiais e eu elegemos os nossos filmes preferidos de casas mal-assombradas. Como sempre, as listas individuais ficaram muito diversificadas e, somadas, geraram a seleção final que você lê logo abaixo. Boa leitura!
13. A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
Um ricaço e sua excêntrica esposa decidem alugar por uma noite uma casa mal-assombrada, oferecendo 10 mil dólares para quem aceitar passar 12 horas no local. Seduzido pela oferta, um grupo de pessoas aceita a proposta e termina às voltas com fantasmas e outras assombrações. Além de Força diabólica (1959), este clássico em preto e branco é a única parceria entre o astro Vincent Price e o diretor William Castle. Uma curiosidade é que a casa assombrada possui, em seu exterior, uma arquitetura moderna, de formas retas, diferente das mansões góticas habituais das histórias de fantasmas. Seu interior, contudo, permanece à moda antiga. Foi refilmado em 1999 como A casa da colina.
12. O grito (Ju-on. D: Takashi Shimizu, 2002)
Uma jovem é assombrada pelos fantasmas de uma mulher e de seu filho ao aceitar trabalhar como assistente social na casa em que foram assassinados. O filme tem como base uma lenda do folclore japonês que diz que, quando alguém morre sentindo rancor, uma maldição se instala. O Japão foi prolífico em filmes sobre fantasmas nos anos 1950 e 1960, com clássicos como O fantasma de Yotsuya (1959), As quatro faces do medo (1964) e O gato preto (1968). O grito faz parte de uma onda de retorno ao tema que teve início com Ring: O chamado (1998). Uma versão americana foi feita pelo próprio Shimizu em 2004 e, apesar de relativamente recente, a fantasma Kayako já faz parte da galeria de vilãs memoráveis do horror.
11. A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
Uma família aluga uma velha casa no campo para passar as férias, mas o que parecia ser um lugar acolhedor acaba exercendo influências malignas nos inquilinos. Entre os destaques de A mansão macabra está o impressionante elenco composto por nomes como Bette Davis, Oliver Reed, Burgess Meredith e Karen Black. Rica no gênero horror, o restante da filmografia do diretor e roteirista Dan Curtis também é digna de apreciação. Entre suas muitas criações está a novela de vampiros Dark shadows, originalmente exibida entre 1966 e 1971.
10. Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982)
Uma família de classe média é assombrada por fenômenos paranormais depois que decide construir uma piscina no quintal de sua casa. Um grupo de parapsicólogos é chamado para desvendar o enigma quando fantasmas escapam do aparelho de televisão e levam a caçula para outra dimensão. Escrito e produzido por Steven Spielberg, esbanja efeitos especiais sofisticados, distanciando o diretor Tobe Hooper do estilo visceral de seu clássico O massacre da serra elétrica (1974). Alguns momentos assustadores são diluídos em meio ao excesso de sentimentalismo, mas o final é apavorante. Originou duas sequências previsíveis e foi refilmado em versão moderna em 2015.
09. Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
Uma família se muda com os filhos para uma velha casa de campo e logo começam a ocorrer manifestações sobrenaturais. Temendo pelo pior, a mãe pede ajuda aos investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren. Inspirado nas histórias do casal que realmente se dedicou à investigações sobrenaturais, é uma das sagas de sucesso do diretor James Wan, também responsável pelos filmes Sobrenatural (2010) e Jogos mortais. Wan é prolífico produtor de filmes de horror, tendo criado um universo que está em contínua expansão. Apesar de às vezes excessivo, Invocação do mal é repleto de cenas memoráveis e verdadeiramente aterrorizantes, e não seria exagero dizer que se trata de um novo clássico.
08. A morte do demônio (The evil dead. D: Sam Raimi, 1981)
Um grupo de amigos viaja para uma cabana no meio da floresta e acabam libertando demônios que se apossam de seus corpos. Diferente dos outros filmes da lista, que em geral são climáticos e calcados no suspense das aparições, A morte do demônio é um filme bastante físico e grotesco, repleto de cenas sangrentas. Um dos grandes clássicos de sua época, teve duas sequências (1987 e 1992), uma refilmagem (2013) e a até mesmo uma série televisiva (2015). Produção de baixíssimo orçamento, começou como um curta amador (Within the woods) e lançou Sam Raimi como um talento promissor no cinema fantástico. É frequentemente referenciado em outros filmes e citado pelas novas gerações como uma obra influente.
07. O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
Um pianista que perdeu a esposa e a filha pequena num acidente na estrada tenta reconstruir a vida como professor de música. Ele se muda para uma velha mansão desabitada há anos, onde passa a testemunhar violentos fenômenos sobrenaturais. Uma sessão espírita revela que o local é assombrado pelo fantasma de um garotinho paraplégico. Drama de horror com clima apavorante, vencedor de oito prêmios Genie, com atuação memorável de George C. Scott e uma ótima participação do veterano Melvyn Douglas. Lançado em vídeo e exibido na TV como A troca.
06. Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
Uma turma de seis meninas viaja para a casa de campo da tia de uma delas, mas ao chegar acaba descobrindo que a casa é assombrada e que a mulher planeja devorá-las. Sem dúvida, o filme mais original da lista, foge do lugar-comum em termos de narrativa e linguagem cinematográfica. Bizarro, surreal, musical, psicodélico, Hausu é uma fascinante alegoria sobre ser uma menina no despertar sexual.
05. O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
Um escritor em crise criativa, aceita o emprego de zelador num hotel que permanece fechado durante o inverno, onde planeja trabalhar num livro durante os meses de isolamento. Ele parte para lá acompanhado pela esposa e pelo filho pequeno, mas logo descobre que o local é assombrado. O ambiente claustrofóbico cria um clima de desconforto nesta aterrorizante adaptação do livro de Stephen King lançado em 1977, refilmado para a TV em 1997, que ganhou uma sequência em livro (Doutor Sono, de 2013, atualmente em fase de adaptação para o cinema).
04. A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
Um velho excêntrico contrata especialistas em fenômenos psíquicos para investigar o mistério envolvendo uma casa mal-assombrada, onde viveu um homem sádico e depravado. Um físico, sua esposa e dois médiuns se instalam na mansão, onde manifestações fantasmagóricas começam a ocorrer, ameaçando suas vidas. Roteirizado por Richard Matheson, que adaptou seu próprio livro, rende alguns momentos realmente assustadores, enfatizados pela trilha sonora climática. A direção tem estilo, intensificando a dramaticidade por meio de posicionamentos de câmera. Um dos destaques é Pamela Franklin, uma das crianças de Os inocentes (1961), aqui já adulta.
03. Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
Um grupo de pesquisadores liderado por um respeitado antropólogo se isola numa velha mansão abandonada para observar possíveis fenômenos paranormais, na tentativa de desvendar os segredos e mistérios da famosa casa mal-assombrada. Drama de horror psicológico com clima arrepiante, faz uso correto de sombras e ruídos fantasmagóricos. Mete medo em alguns momentos e se arrasta em outros, porém este ritmo lento é uma de suas virtudes, sendo outra delas o subtexto lésbico. Baseado no livro A assombração da casa da colina, de Shirley Jackson, refilmado de maneira banal como A casa amaldiçoada (1999), um grande fracasso comercial produzido por Steven Spielberg.
02. Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
Desde que o marido partiu para a guerra, uma mulher vive sozinha com os filhos fotossensíveis e alguns empregados numa enorme casa afastada da cidade. Quando estranhas manifestações têm início, ela desconfia que a casa esteja sendo assombrada por fantasmas. Para realizar Os outros, o diretor chileno Amenábar bebeu na fonte dos clássicos, como Os inocentes e, assim, fez um dos filmes de horror mais marcantes dos anos 2000. A discussão de temas religiosos e o confronto de ideias como o bem e o mal acrescenta algumas camadas de interpretação e enriquecem este filme tão bonito quanto assustador.
01. Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
Numa mansão isolada, duas crianças vivem sob os cuidados de uma governanta que acredita que o lugar é assombrado pelos fantasmas de um casal de antigos empregados. O roteiro, que tem Truman Capote como um dos roteiristas, foi baseado na novela A volta do parafuso, de Henry James, e encanta por sua dualidade e a carga psicanalítica. A história rendeu refilmagens e até mesmo o prequel Os que chegam com a noite (1971), mas a versão de Jack Clayton continua sendo a melhor já realizada. Seja pela fotografia de Freddie Francis ou pelas comoventes atuações de Deborah Kerr e Pamela Franklin, Os inocentes merece não apenas constar em primeiro lugar de uma lista de filmes de casas mal-assombradas, como também é, sem sombra de dúvida, um dos mais belos filmes de terror já feitos.
LISTAS INDIVIDUAIS:
Ailton Monteiro / Autor do blog Diário de um cinéfilo
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- O anjo da noite (D: Walter Hugo Khouri, 1974 )
- A morte do demônio (The evil dead. D: Sam Raimi, 1981)
- A sétima vítima (Darkness. D: Jaume Balagueró, 2002)
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
- Cidade do horror (The Amityville horror. D: Stuart Rosenberg, 1979)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- A casa do Diabo (The house of the Devil. D: Ti West, 2009)
- O espelho (Oculus. D: Mike Flanagan, 2013)
- O enigma do mal (The entity. D: Sidney J. Furie, 1982)
- A entidade 2 (Sinister 2. D: Ciarán Foy, 2015)
- Atividade paranormal 3 (Paranormal activity 3. D: Henry Joost e Ariel Schulman, 2011)
Ana Rosenrot / Pesquisadora e editora-chefe da Revista LiteraLivre
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- A casa que pingava sangue (The house that dripped blood. D: Peter Duffell, 1971)
- O grito (Ju-on. D: Takashi Shimizu, 2002)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- Evocando espíritos (The haunting in Connecticut. D: Peter Cornwell, 2009)
- A casa adormecida (Rose Red. D: Craig R. Baxley, 2002)
- A mulher de preto (The woman in black. D: James Watkins, 2012)
- A casa das almas perdidas (The haunted. D: Robert Mandel, 1991)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- Cidade do horror (The Amityville horror. D: Stuart Rosenberg, 1979)
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
- A casa dos mortos-vivos (Quella villa accanto al cimitero. D: Lucio Fulci, 1981)
Beatriz Saldanha / Editora da Revista Les Diaboliques
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- Medo (Janghwa, Hongryeon. D: Jee-woon Kim, 2003)
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980 )
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- A espinha do Diabo (El espinazo del Diablo. D: Guillermo del Toro, 2001)
- Os fantasmas se divertem (Beetlejuice. D: Tim Burton, 1988)
- O fantasma de Yotsuya (Tôkaidô Yotsuya kaidan. D: Nobuo Nakagawa, 1959)
- Personal shopper (D: Olivier Assayas, 2016)
- A velha casa sinistra (The old dark house. D: James Whale, 1932)
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
Calebe Lopes / Diretor de Um dia é da vida, o outro da morte (2017)
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982 )
- Água negra (Honogurai mizu no soko kara. D: Hideo Nakata, 2002)
- A espinha do Diabo (El espinazo del Diablo. D: Guillermo del Toro, 2001)
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- Quando eu era vivo (D: Marco Dutra, 2014)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- Sob a sombra (Under the shadow. D: Babak Anvari, 2016)
- Medo (Janghwa, Hongryeon. D: Jee-woon Kim, 2003)
- Trabalhar cansa (D: Marco Dutra, Juliana Rojas, 2011)
- Halloween: A noite do terror (Halloween. D: John Carpenter, 1978)
- O bebê de Rosemary (Rosemary’s baby. D: Roman Polanski, 1968)
Carlos Primati / Pesquisador e criador da página Filmoteca do Horror Brasileiro
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- A mansão da meia-noite (House of the long shadows. D: Pete Walker, 1983)
- Cidade do horror (The Amityville horror. D: Stuart Rosenberg, 1979)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973 )
- O solar das almas perdidas (The uninvited. D: Lewis Allen, 1944 )
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976 )
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963 )
- Invocação do mal 2 (The conjuring 2. D: James Wan, 2016 )
- A sentinela dos malditos (The sentinel. D: Michael Winner, 1977 )
- Noite infernal (Hell night. D: Tom DeSimone, 1981 )
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959 )
- O gato e o canário (The cat and the canary. D: Elliott Nugent, 1939 )
Dante Vescio / Diretor de O Diabo mora aqui (2015)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- Terror fatal (Mais próximo do terror) (Next of kin. D: Tony Williams, 1982)
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
- Drácula, o vampiro do sexo (La frusta i il corpo. D: Mario Bava, 1963)
- Os fantasmas se divertem (Beetlejuice. D: Tim Burton, 1988)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
Ivo Costa / Cineasta independente e crítico do site Boca do Inferno
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- O grito (Ju-on. D: Takashi Shimizu, 2002)
- O orfanato (El orfanato. D: J.A. Bayona, 2007)
- A casa das almas perdidas (The haunted. D: Robert Mandel, 1991)
- A casa do espanto (House. D: Steve Miner, 1985)
- O solar das almas perdidas (The uninvited. D: Lewis Allen, 1944 )
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- Sobrenatural (Insidious. D: James Wan, 2010)
- Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982)
- Cidade do horror (The Amityville horror. D: Stuart Rosenberg, 1979)
- A sétima vítima (Darkness. D: Jaume Balagueró, 2002)
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
Juliana Santos / Cinéfila
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- A velha casa sinistra (The old dark house. D: James Whale, 1932)
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
- O orfanato (El orfanato. D: J.A. Bayona, 2007)
- O solar maldito (House of usher. D: Roger Corman, 1960)
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
- O grito (Ju-on. D: Takashi Shimizu, 2002)
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
- A espinha do Diabo (El espinazo del Diablo. D: Guillermo del Toro, 2001)
- Cidade do horror (The Amityville horror. D: Stuart Rosenberg, 1979)
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
- Invocação do mal 2 (The conjuring 2. D: James Wan, 2016)
Luciano de Miranda / Idealizador do Cine Crânio
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- Uma noite alucinante 2 (Evil dead II. D: Sam Raimi, 1987)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
- A casa dos mortos-vivos (Quella villa accanto al cimitero. D: Lucio Fulci, 1981)
- A casa das almas perdidas (The haunted. D: Robert Mandel, 1991)
- O enigma do mal (The entity. D: Sidney J. Furie, 1982)
- Sobrenatural (Insidious. D: James Wan, 2010)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- A reencarnação do sexo (D: Luiz Castillini, 1982)
- Housebound (D: Gerard Johnstone, 2014)
- I am a ghost (D: H.P. Mendoza, 2012)
Lucas Sá / Diretor de O membro decaído (2012) e Nua por dentro do couro (2015)
- Mártires (Martyrs. D: Pascal Laugier, 2008)
- Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982)
- Rocky horror picture show (The Rocky horror picture show. D: Jim Sharman, 1975)
- A morte do demônio (The evil dead. D: Sam Raimi, 1981)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- Ouija: Origem do mal (Ouija: Origin of evil. D: Mike Flanagan, 2016)
- O enigma do mal (The entity. D: Sidney J. Furie, 1982)
- Atividade paranormal 3 (Paranormal activity 3. D: Henry Joost e Ariel Schulman, 2011)
- A casa dos 1000 corpos (House of 1000 corpses. D: Rob Zombie, 2003 )
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- Os fantasmas se divertem (Beetlejuice. D: Tim Burton, 1988)
- Sobrenatural (Insidious. D: James Wan, 2010)
Marcelo Carrard / Editor do site Cinema Ferox
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963 )
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- A dança macabra (Danza macabra. D: Sergio Corbucci e Antonio Margheriti, 1964)
- Poltergeist: O fenômeno (Poltergeist. D: Tobe Hooper, 1982)
- A casa do espanto (House. D: Steve Miner, 1985)
- O intermediário do Diabo (The changeling. D: Peter Medák, 1980)
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
- Barão sangrento (Gli orrori del castello di Norimberga. D: Mario Bava, 1972)
- O orfanato (El orfanato. D: J.A. Bayona, 2007)
- Os outros (The others. D: Alejandro Amenábar, 2001)
Paulo Blob / Colaborador do site Boca do Inferno
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963 )
- Terror nas trevas (…E tu vivrai nel terrore! L’aldilà. D: Lucio Fulci, 1981)
- A morte do demônio (The evil dead. D: Sam Raimi, 1981)
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- Invocação do mal (The conjuring. D: James Wan, 2013)
- O solar das almas perdidas (The uninvited. D: Lewis Allen, 1944)
- A queda da casa de Usher (La chute de la maison Usher. D: Jean Epstein, 1928)
- O iluminado (The shining. D: Stanley Kubrick, 1980)
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
- O gato e o canário (The cat and the canary. D: Paul Leni, 1927)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- A dança macabra (Danza macabra. D: Antonio Margueriti e Sergio Corbucci, 1964)
Petter Baiestorf / Diretor de Zombio 2: Chimarrão zombies (2013) e Ándale! (2017)
- Hausu (D: Nobuhiko Ôbayashi, 1977)
- A morte do demônio (The evil dead. D: Sam Raimi, 1981)
- O gato preto (Yabu no naka no kuroneko. D: Kaneto Shindo, 1968)
- A casa da noite eterna (The legend of Hell House. D: John Hough, 1973)
- Gótico (Gothic. D: Ken Russell, 1986 )
- A casa dos maus espíritos (House on haunted hill. D: William Castle, 1959)
- Desafio do além (The haunting. D: Robert Wise, 1963)
- A casa dos mortos-vivos (Quella villa accanto al cimitero. D: Lucio Fulci, 1981)
- A espinha do Diabo (El espinazo del Diablo. D: Guillermo del Toro, 2001)
- A mansão macabra (Burnt offerings. D: Dan Curtis, 1976)
- O castelo assombrado (The haunted palace. D: Roger Corman, 1963 )
- Os inocentes (The innocents. D: Jack Clayton, 1961)
- A magia do mal (Evil toons. D: Fred Olen Ray, 1992)
Andrea
26 de setembro de 2018 at 19:46
Eu também tenho Insidious na minha lista individual! Boa dica! Eu gosto do gênero e outro bom filme que eu eu desfrotei da saga foi Sobrenatural A Ultima Chave, um dos terror mais assustadores no cinema. Você já viu? Foi uma surpresa pra mim, já que foi uma historia muito criativa que usou elementos innovadores. O se converteu em um dos meus filmes suspense preferidos. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de sagas. Além penso que vale a pena todo o trabalho que a produção fez, cada detalhe faz que seja um grande filme realmente assustador.